Romance da Record é semifinalista do Booker Prize

24/02/2026 502 visualizações

Assim na terra como embaixo da terra (Record), de Ana Paula Maia, é semifinalista do International Booker Prize, um dos mais prestigiados prêmios literários do mundo. A lista preliminar de 13 livros, a chamada longlist, foi anunciada nesta terça-feira. “Foi uma imensa surpresa. Dessas que te deixa zonzo“, disse a escritora ao blog da Record. “Este livro é um dos mais significativos que escrevi até hoje devido à jornada dos personagens; principalmente a de Bronco Gil. Começou como um western, mas ao ganhar forma se tornou uma história com camadas muito profundas sobre o sistema carcerário e a punição.”

O romance de Ana Paula Maia, publicado no Brasil em 2017 e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura em 2018, foi traduzido como On earth as it is beneath por Padma Viswanathan. O livro narra o cotidiano de uma colônia penal isolada em vias de desativação. Construída em um terreno com histórico tenebroso de tortura de escravos e assassinato, a instituição foi criada para ser um modelo de detenção do qual preso algum jamais fugiria. Com o tempo, o objetivo inicial de socializar os detentos para reinserção na vida em comunidade foi sendo deturpado. Na prática, a colônia se transformou em algo muito diferente: uma espécie de campo de extermínio.

A seleção do International Booker, feita a partir de 128 títulos inscritos, celebra as melhores obras de ficção de formato longo ou coletâneas de contos traduzidas para o inglês e publicadas no Reino Unido e/ou Irlanda entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026. A shorlist, com os seis livros finalistas, será divulgada no dia 31 de março. O anúncio do livro vencedor será no dia 19 de maio, em uma cerimônia na Tate Modern, em Londres.

O júri de 2026, presidido pela premiada autora Natasha Brown, conta ainda com o escritor, radialista e professor de Matemática e de Divulgação Científica da Universidade de Oxford Marcus du Sautoy; a tradutora Sophie Hughes, finalista do International Booker; o escritor, editor e livreiro Troy Onyango; e a premiada romancista e colunista Nilanjana S. Roy.