José Paulo Cavalcanti Filho toma posse na ABL

7/06/2022 564 visualizações

Toma posse na Academia Brasileira de Letras o advogado e escritor José Paulo Cavalcanti Filho, especialista na obra de Fernando Pessoa. Autor de Fernando Pessoa – uma quase autobiografiaFernando Pessoa – O livro das citações e Somente a verdade, os três pela Record, ele concorreu com outros cinco escritores à cadeira 39, que estava vaga desde a morte de Marco Maciel, em 12 de junho deste ano. Cavalcanti recebeu 21 dos 34 votos.

José Paulo Cavalcanti ocupa a Cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo ao ex-vice-presidente do Brasil, o advogado e professor Marco Maciel. Os ocupantes anteriores da Cadeira 39 foram: Oliveira Lima (fundador) – que escolheu como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen –, Alberto de Faria, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende e Roberto Marinho.

Nascido no Recife em 1948, José Paulo Cavalcanti Filho foi secretário-geral do Ministério da Justiça, ministro interino da Justiça e também presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois Empresa Brasil de Comunicação- EBC), e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional). Consultor da Unesco e do Banco Mundial, ocupa atualmente a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras. Autor de 18 títulos, alguns já publicados no exterior, ele levou em 2012 o prêmio Jabuti pelo livro Fernando Pessoa – uma quase autobiografia, considerado o mais completo sobre os heterônimos do poeta.

– Espero contribuir para os dois objetivos mais amplos da academia, que estão nos estatutos redigidos por Machado de Assis. Primeiro, que é defesa da língua nacional e da cultura. É também a ideia de que você tem a diversidade, você tem que respeitar a diversidade. E no fim de tudo é compreender a grande tarefa da academia que é educação popular. Não tem nada mais moderno, transformador e revolucionário no Brasil do que educação popular, e eu vou fazer o que tiver ao meu alcance para isso – destacou.