as-eras

Box da Paz & Terra ganha prêmio em Nova York

30/04/2024 374 visualizações

Editora do Grupo Editorial Record marcará presença em exposição organizada pelo tradicional Type Directors Club. Instituição premiou o box As eras, que reúne trilogia emblemática do historiador Eric Hobsbawn

O design brasileiro estará em exposição na Creative Week, de Nova York, em maio. O box AS ERAS, do historiador Eric Hobsbawn, idealizado pelo designer carioca Leonardo Iaccarino para a Editora Paz & Terra, do Grupo Editorial Record, foi um dos projetos selecionados na categoria comunicação visual pelo tradicional Type Directors Club. A instituição americana completa, em 2024, 70 anos dedicados à busca dos melhores usos das fontes tipográficas.

O box do Grupo Editorial Record, que reúne A era das revoluções, A era do capital e A era dos impérios, figurará ao lado de projetos de grandes marcas como New York Times, Nike, Netflix e Amazon. Toda a concepção foi realizada internamente pela editora sediada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, cujo departamento de design é comandado pelo designer Leonardo Iaccarino, formado pela ESDI-Uerj.

“Os livros, lado a lado, em ordem cronológica dos períodos retratados, formam o nome do autor, que foi aplicado numa tipografia bem vertical. Com o recurso, busquei simbolizar graficamente poder e abismos sociais, aspectos abordados na obra do autor”, explica o chefe do departamento de design do Grupo Editorial Record Leonardo Iaccarino.

O segmento de projetos especiais tem se tornado uma marca Grupo Record, que completou 80 anos de existência em 2022. “Num grupo editorial com um acervo tão potente, distribuído em selos emblemáticos como o próprio Record, e também Paz & Terra, Civilização Brasileira, José Olympio, é vital esta iniciativa de repensar e retrabalhar constantemente a nossa história”, expressa Cassiano Elek Machado, diretor editorial do Grupo Record. Um dos cases de maior sucesso é o Box Albert Camus, que, lançado em 2021, já caminha para a sua 4ª edição.

A exposição organizada pelo Type Directors Club é uma das atrações da Creative Week, de Nova York, que inclui um passeio a pé pela metrópole americana para mostrar exemplos de placas, cartazes e outras aplicações tipográficas pela cidade americana.